segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

04/01/2010 - INAÚGURAÇÃO DO PRÉDIO MAIS ALTO DO MUNDO



O prédio mais alto do mundo fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas o nome da torre é uma homenagem ao presidente do emirado vizinho: com 828 metros, o edifício conhecido até a inauguração como Burj Dubai passou a se chamar Burj Khalifa.


O novo nome veio após um empréstimo de US$ 10 bilhões feito pelo governo de Abu Dhabi em dezembro para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World. O emir de Abu Dhabi, xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, acumula também o cargo de presidente dos Emirados Árabes Unidos.


Além do novo nome, a torre ganhou também altura oficial, que era mantida em segredo pelos construtores. Segundo a Emaar, responsável pela obra, a torre de 160 andares mede 828 metros. Ela supera em mais de 300 metros o recordista anterior, o Taipei 101, que ostentava esse título desde 2004.
A inauguração ocorre pouco mais de um mês depois de o emirado ter pedido moratória do pagamento da dívida da estatal Dubai World e é vista como uma tentativa de reativar o otimismo local.
A construção do prédio começou durante o "boom" econômico da última década e envolveu cerca de 12 mil trabalhadores. A data da inauguração já havia sido adiada duas vezes desde o início da construção, em 2004.
Trabalhadores dão os retoques na torre Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira, dia 4 de janeiro de 2010
FONTE - GL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
A SUA ENCICLOPEDIA DIGITAL, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, CRIADO EM 28/12/2008, PELO STPM JOTA MARIA